Translate

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Raio laser nos estádios pode causar danos à visão

Por André Luiz

O raio laser disparado pelas torcidas diretamente no rosto dos jogadores não prejudica apenas o desenvolvimento da partida. O raio de luz colorida, já fotografado em tantos estádios, pode prejudicar de forma irreversível a visão dos jogadores e de quem mais seja atingido pelo laser na região dos olhos. Quem alerta é o oftalmologista Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) neste início de Copa América.



De acordo com Canrobert Oliveira, ao atingir o olho humano, o raio laser , a depender do tempo de exposição aos olhos, pode causar lesão irreversível dos neurônios de retina,“especialmente o laser de luz verde que é 60 vezes mais potente que o vermelho".

O laser é uma luz muito colimada, isto é, com alta concentração de energia, que não se espalha com a distância alcançada”,observa o médico. Ele explica que, se essa luz atinge os olhos por pouco tempo, ofusca e pode causar cegueira temporária com recuperação lenta. Os torcedores estão disparando a luz contra goleiros e artilheiros nos momentos cruciais da partida. Contudo, se uma pessoa olhar para um feixe de raio laser verde por 60 segundos, por exemplo, haverá morte de neurônios da mácula, com lesão permanente de área nobre da visão. “A retina é frágil e seus neurônios não se recuperam”, frisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.