Translate

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Japonês apita Brasil x Holanda pelas quartas

Por André Luiz

A FIFA anunciou nesta quinta-feira, 1 de julho, os árbitros que vão apitar as quartas de final da Copa do Mundo. O japonês Yuichi Nishimura foi designado para o confronto entre Brasil x Holanda no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth nesta sexta-feira, 2, às 11h00 (horário de Brasília). No outro jogo do dia, o português Olegário Benquerença será o juiz de Uruguai x Gana, no Soccer City, em Joanesburgo, às 15h30.

O uzbeque Ravshan Irmatov, árbitro da partida de abertura entre África do Sul x México, atua no duelo entre Argentina x Alemanha na Cidade do Cabo, no sábado, 3, às 11h00. Já o guatemalteco Carlos Batres comanda o último confronto do sábado, entre Paraguai e Espanha, no Ellis Park, em Joanesburgo, às 15h30 (de Brasília).

Político quer investigar fracasso do English Team na Copa

Por André Luiz

Hoje, 1 de julho, é o segundo dia de 'folga' na Copa da África do Sul, tempo para as seleções fazerem os últimos ajustes antes das quartas de final. Enquanto isso, quem já partiu tenta encontrar explicações e não faltam queixas, provocações e polêmicas. O presidente francês, Nicolas Zarkozy quer analisar a tragédia da França. O governo da Nigéria suspendeu a seleção nacional por dois anos de competições internacionais, e agora, um parlamentar inglês quer investigar o fracasso da Inglaterra.

O conservador David Amess enviou medida para o parlamento passar a limpo o que aconteceu com o 'English Team'. Em seu site oficial, o político criticou a Premier League por ter jogadores com salários absurdamente altos e com performance abaixo da expectativa. Até o momento, apenas o democrata liberal Mike Hancock apoiou o moção de Amess.

O problema é que essas medidas contrariam o estatuto da Fifa, que não permite interferências dos governos no futebol. Nesta quinta, o porta-voz da entidade, Nicolas Maingot, disse que a Fifa está de olho em tudo o que está acontecendo, mas considera que ainda é cedo para se falar em punições.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Paraguai vence Japão nos pênaltis e avança às quartas

Por André Luiz

A seleção paraguaia garantiu nesta terça-feira, 29, a vaga nas quartas de final de uma Copa do Mundo pela primeira na história. Em jogo fraco tecnicamente, Paraguai e Japão empataram por 0 x 0 nos 90 minutos e na prorrogação, no estadio Lofts Versfeld, na cidade de Pretória. Nos pênaltis, a equipe sul-americana venceu 5 x 3. O zagueiro Komano acertou o travessão na terceira cobrança para os asiáticos.

Com a classificação do Paraguai, a América do Sul tem quatro seleções nas quartas de final. Uruguai, Brasil e Argentina também vão lutar por um lugar nas semifinais.

Confira os jogos de Copa do Mundo decididos nos pênaltis:

1982 - Espanha
Semifinal - França 3 x 3 Alemanha Ocidental (4 x 5)

1986 - México
Quartas - Brasil 1 x 1 França (3 x 4)
Quartas - Alemanha Ocidental 0 x 0 México (4 x 1)
Quartas - Espanha 1 x 1 Bélgica (4 x 5)

1990 - Itália
Oitavas - Irlanda 0 x 0 Romênia (5 x 4)
Quartas - Argentina 0 x 0 Iugoslávia (3 x 2)
Semifinal - Itália 1 x 1 Argentina (3 x 4)
Semifinal - Alemanha Ocidental 1 x 1 Inglaterra (4 x 3)

1994 - Estados Unidos
Oitavas - México 1 x 1 Bulgária (1 x 3)
Quartas - Romênia 2 x 2 Suécia (4 x 5)
Final - Brasil 0 x 0 Itália (3 x 2)

1998 - França
Oitavas - Argentina 2 x 2 Inglaterra (4 x 3)
Quartas - Itália 0 x 0 França (3 x 4)
Semifinal - Brasil 1 x 1 Holanda (4 x 2)

2002 - Coreia do Sul e Japão
Oitavas - Espanha 1 x 1 Irlanda (3 x 2)
Quartas - Espanha 1 x 1 Coreia do Sul (3 x 5)

2006 - Alemanha
Oitavas - Suíça 0 x 0 Ucrânia (0 x 3)
Quartas - Alemanha 1 x 1 Argentina (4 x 2)
Quartas - Inglaterra 0 x 0 Portugal (1 x 3)
Final - Itália 0 x 0 França (5 x 3)

2010 - África do Sul
Oitavas - Paraguai 0 x 0 Japão (5 x 3)

domingo, 27 de junho de 2010

Argentina e Alemanha avançam às quartas

Por André Luiz

A Argentina contou com uma 'ajudinha' da arbitragem na vitoria de 3 x 1 sobre o México, neste domingo, 27, no Soccer City, em Joanesburgo. Apesar da reclamação dos mexicanos, o italiano Roberto Rosseti validou o primeiro gol anotado pelo atacante Carlitos Tevez, que recebeu a bola em posição irregular. O ex-jogador do Corinthians ainda fez o terceiro. O outro gol foi de Gonzalo Higuain, artilheiro da Copa 2010 com quatro.

Com a vitória de 3 x 1, a Argentina reedita mais um confronto da Copa de 2006, quando também enfrentaram os alemães nas quartas de final.

Outro erro grave de arbitragem ocorreu no confronto Alemanha x Inglaterra, neste domingo, 27. Após um chute de Lampard, a bola explodiu no travessão, bateu atrás da linha de gol, saiu e o goleiro Neurer a segurou. Seria o empate dos ingleses, que perdiam por 2 x 1 naquele momento. O uruguaio Jorge Larrionda mandou seguir o jogo, que terminou com vitória alemã por 4 x 1.

O atacante Miroslav Klose abriu o placar e igualou-se a Pelé, com 12 gols em Copas do Mundo. Ele está um atrás do francês Just Fontaine; dois distante do compatriota Gerd Müller e precisa de três para alcançar o atacante Ronaldo.